quinta-feira, 25 de abril de 2013

PROBLEMAS ALIMENTARES


 
 
INTOLERÂNCIA À LACTOSE:

Conforme eu havia prometido, hoje vou falar sobre intolerância à lactose, que também é conhecida como  deficiência de lactase, intolerância ao leite (IL), ou deficiência de dissacaridase.  Independente do nome pelo qual você venha a conhecer este problema de saúde, saiba que esse mal é bem conhecido por boa parte dos celíacos e também por pessoas que não são celíacas.

Então, o que realmente é intolerância á lactose?

Bem, primeiro precisamos esclarecer que lactose é um tipo de açúcar, e ela está presente no leite e em seus derivados.   A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir lactose.

Para que a lactose possa ser digerida é preciso que haja a presença de uma enzima chamada lactase. A lactase é uma enzima que faz parte da secreção intestinal de mamíferos jovens e é essencial para a digestão do leite.


 

Na superfície mucosa do intestino delgado há células que produzem, estocam e liberam a enzima lactase. Quando a lactose é mal absorvida, ela passa a ser fermentada pela flora intestinal, produzindo gás e ácidos orgânicos, o que resulta na assim chamada diarreia osmótica, (comumente chamada de diarreia ácida), e que gera grande perda intestinal dos líquidos orgânicos.

Existem pessoas que nascem sem a capacidade de produzir a enzima lactase e, enquanto bebês, sequer podem ser amamentados, pois sempre surge a terrível diarreia.

Quando os seres humanos ficam adultos e deixam de tomar leite, a produção da enzima lactase pelo intestino delgado pode diminuir e causar dificuldade para digerir o leite e seus derivados. Essa dificuldade ou incapacidade é a intolerância à lactose manifestada em idade tardia.

A incapacidade de digerir a lactose pode ser facilmente observada em adultos ou adolescentes que desenvolvem sintomas gastrointestinais após a ingestão de leite ou seus derivados.

Que sintomas são esses? Garanto para você que são bem desagráveis:

  • Inchaço abdominal
  • Cãibras abdominais (que causam aquelas cólicas horríveis)
  • Diarreia
  • Fezes flutuantes
  • Fezes com odor fétido
  • Gases (flatulência)
  • Desnutrição
  • Náusea
  • Crescimento lento
  • Perda de peso

Quanto maior a ingestão de leite ou seus derivados, mais intensos são os sintomas.

Quais exames podem confirmar a intolerância à lactose?  Resposta:

  • Enteroscopia
  • Teste do hidrogênio no ar expirado com lactose
  • Teste de tolerância à lactose
  • Teste de substâncias redutoras nas fezes

Esses exames são solicitados pelo médico da especialidade de gastroenterologia.

O exame laboratorial mais utilizado para o diagnóstico de intolerância à lactose é o teste de tolerância à lactose que consiste em monitorar a glicose sanguínea após uma dose oral de lactose. O teste será considerado positivo se as medidas de glicemia não demonstrarem uma elevação de 18 mg/dL entre a glicemia de jejum inicial e as glicemias consecutivas realizadas 20, 40 e 60 minutos.

A intolerância à lactose foi confirmada! E agora?

Não crie pânico! Existem leites com baixo teor de lactose ou sem lactose de origem animal e também os leites sem lactose de origem vegetal (arroz, amêndoas, soja), que são bastante palatáveis, de modo que o processo de adaptação não será tão difícil.

É preciso observar, principalmente nas crianças, que a desnutrição e a conseqüente perda de peso estão associadas à diarreia. Normalmente essa diarreia é ácida (causa assaduras acontece de 30 minutos a 2 horas após a ingestão do leite ou seus derivados. Dependendo da intensidade da diarreia, o desenvolvimento físico da criança pode ficar muito comprometido. No adulto, as diarréias constantes podem deixá-lo bastante debilitado.

Intolerância à lactose tem cura?

Normalmente o problema da intolerância à lactose desaparece quando a ingesta de leite e seus derivados é abolida da dieta alimentar. 

Quando a intolerância não é tão grave, o intolerante deve reduzir as quantidades e espaçar bem o consumo. No caso dos queijos, dar preferência aos queijos amarelos e macios e evitar os queijos brancos e os queijos duros (parmesão).

Menos lactose
Mais lactose
 
 



 

Cuidados com a alimentação e a saúde

No caso de necessidade de abolir definitivamente o consumo de leite e seus derivados, que são as maiores fontes de cálcio, é preciso tomar medidas de compensação, incrementando o consumo de outros alimentos que sejam ricos em cálcio:

Espinafre
Amêndoa
Brócolis
Repolho
Feijão branco
Ovo
Melado
Laranja
Tofu (queijo de soja)
Uva passa
Couve
Cenoura
Gergelim
Nozes

 

Existem pessoas que não querem abrir mão do leite e seus derivados, então, com a devida prescrição médica, acabam fazendo uso de lactase sintética antes de ingerirem leite ou seus derivados.  Mas, atenção, essa lactase sintética não parece funcionar para todos.

Outra coisa muito importante que as pessoas que sofrem de IL precisam saber é que existem medicamentos, inclusive para evitar diarreias e alguns para o tratamento do reumatismo, que contém lactose em seu excipiente, ou seja, em seu veículo (pode ser na forma de pó ou líquido). Então, se precisar de serviço médico de emergência ou fora de seu domicílio, não deixe de informar o médico que lhe atender sobre o seu problema de intolerância à lactose.

Se, mesmo tendo eliminado o consumo de leite e seus derivados, o problema persistir, consulte o seu médico o quanto antes. Muitas vezes o problema pode não ser com a lactose e sim com a caseína (proteína do leite). Mas isso é assunto para outro dia.

Espero que vocês tenham gostado. Querendo comentar, fiquem à vontade.

 

Beijo da Sílvia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quer comentar o post, ou enviar uma perguntar ou ainda dar uma idéia para um post especial, fique à vontade. Será um prazer escrever para você!