segunda-feira, 2 de julho de 2012


MEUS DELÍRIOS GASTRONÔMICOS DE SEGUNDA-FEIRA

Gente, hoje eu acordei feliz e tão cheia de energia,  que eu saltei da cama às 05:30 e fui direto para a cozinha. Coisa de doido? Nada disso! Coisa de Silvinha...kkkkkk

Olha só o resultado de tanta felicidade e energia:


Vocês querem saber o que é tudo isso? Pois, então, saibam:

·      Focaccia de Alecrim

·      Pão Básico

·      Bolo de cenoura com coco e calda de chocolate

Segue abaixo fotos de cada produto no detalhe.

FOCACCIA DE ALECRIM


Gente, essa foccacia é feita com batata cozida e farinha de arroz na proporção de 50% para cada uma, sal de ervas , creme vegetal BECEL, azeite e alecrim. Como eu não tinha o alecrim fresco, eu usei  o seco.

Observem a aeração atingida pela massa, a cor atingida pela casquinha crocante.


Ficou deliciosa, super macia e com casquinha crocante. Sugestão maravilhosa para degustar essa focaccia:  tomate cereja  fresco e fatias de presunto magro  ou carne desfiada.

 PÃO BÁSICO


Gente, eu usei a receita de pão básico divulgada no site da ACELBRA, com uma colher rasa (sobremesa) de CMC e uma colher (café) de EMUSTAB. Quando fui assar, coloquei  os pães  sobre a grelha do meio do forno e na grelha superior coloquei um tabuleiro enorme e vazio. O esquema para condensação do calor sobre os pães fez toda a diferença no crescimento.

Observem o detalhe de aeração da massa:


Esse fica muito saboroso e, dependendo da criatividade de cada um, vocês podem enriquecer o valor nutricional do produto com farinhas de chia, de castanhas, de linhaça, de sorgo, e usar sementinhas como o gergelim também.

BOLO DE CENOURA COM COCO E CALDA DE CHOCOLATE


Para fazer essa delícia altamente nutritiva e rica em fibras,  eu usei uma receita normal de bolo de cenoura, 100g de coco ralado e,  no lugar do trigo, usei farinha preparada sem glúten da AMINA, no lugar do leite de vaca, usei o leite de soja,  ½ colher (sobremesa) de CMC  e 1 colher (café) de EMUSTAB, e 2 colheres (sopa) de fermento químico Royal bem cheias. Também usei o truque do tabuleiro vazio na grelha superior para condensar o calor sobre o bolo.

O bolo ficou super fofo, com umidade no ponto certo e super saboroso. Mas eu sou suspeita para falar. Então, nada melhor do que vocês colocarem o próprio olho no detalhe em foto, logo abaixo.


Gente, eu amo aperfeiçoar receitas para alegrar a turma dos celíacos. Tem algo desafiante nisso.  Se houver alguma sugestão para aperfeiçoamento, estou à disposição. Basta escreverem para mim (saborsemglutem@gmail.com).

Espero que vocês tenham curtido esse meu primeiro delírio gastronômico.

Beijos para todos e até breve!

Sílvia

5 comentários:

  1. Que delícia ver vc por aqui, amiga!
    De excelente e expert cabeleireira agora no mundo da culinária!
    Pena essa coisa da lactose e glutem, inclusive meu filho vai fazer os testes semana que vem...espero que nao de nada....mas se der...já sei onde correr!
    adorei ver seu blog, tá lindo!
    Sucesso
    Dé@ - http://deabrasilcabelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Déa. A descoberta da doença celíaca virou minha vida de cabeça para baixo num primeiro momento. Mas, como você me conhece, já imagina o quanto eu pesquiso e estudo todos os dias, só para trazer mais prazer e alegria para a alimentação sem glúten e sem lactose.
    Vou torcer para não dar nada de ruim no exame do seu filhote.
    Mas se você precisar, já sabe, pode contar comigo!
    Muito obrigada pelos votos de sucesso.

    Beijos,

    Sílvia

    ResponderExcluir
  3. Amiga, que delicioso blog e esse, adorei. Voce ira fazer muito sucesso pois voce cozinha com muito amor, ingredientes de altissima qualidade, resultando em deliciosos paes, tortas, bolos e muito mais. Sabores que dao agua na boca.

    Delicias sem gluten, eu recomendo!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pela força, Geis!
    Me avise quando estiver no Brasil, que vou fazer uns quitutes especialmente para o seu delírio gastronômico! rs
    Beijos no seu coração!

    ResponderExcluir

Se você quer comentar o post, ou enviar uma perguntar ou ainda dar uma idéia para um post especial, fique à vontade. Será um prazer escrever para você!